Seja nos debates em torno de séries de televisão polêmicas, como a recém-lançada Adolescência (Netflix, 2025), ou nas discussões sobre a proibição do uso de celular nas escolas do Brasil, é fato que o letramento informacional e midiático está em pauta. A Escola Nacional de Informação (Enacin), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), participa dessa agenda, na próxima semana, com duas atividades. A primeira, voltada para a prática, acontece na segunda-feira (31) com o início da formação gamer de alunos do ensino fundamental de Ceilândia. A segunda, voltada para o ambiente acadêmico, promove um debate com especialistas sobre o tema na Universidade do Distrito Federal. 

Alunos do ensino fundamental do CED 15, em Ceilândia, irão participar de uma formação em desenvolvimento de jogos por meio de uma parceria da Enacin com a Escola Criar Jogos. O projeto já contou com a participação de mais de sete mil alunos em atividades de diversas cidades do país. Agora, a partir do acordo com o Ibict, foi incluído um módulo sobre Integridade da Informação para capacitar os estudantes para lidar com os desafios da desinformação no meio digital, unindo tecnologia, letramento midiático e design de jogos.

De acordo com o coordenador da Enacin, Ricardo Pimenta, a proposta desta primeira edição é oferecer uma escola de games onde os alunos possam conceber e desenvolver jogos, prototipagens e design de games, priorizando a abordagem da desinformação de maneira interativa e educativa. A iniciativa, afirma, reforça o compromisso do Instituto com a educação digital. “Essa parceria amplia a atuação do Ibict no campo do letramento midiático e informacional, garantindo que os jovens tenham ferramentas para navegar criticamente no mundo digital. A Escola Nacional de Informação nasce com essa missão: conectar tecnologia e cidadania, e o Criar Jogos se encaixa perfeitamente nesse propósito”, destaca. 

O diretor do Ibict, Tiago Braga, conta que o objetivo é ajudar as crianças a lidar com o mundo contemporâneo, onde há muita informação e desinformação. “O Instituto atua com a popularização da ciência há muito tempo. Temos o Canal Ciência, que é o mais longevo projeto em divulgação científica e popularização científica que traz pesquisas científicas em uma linguagem que as crianças entendem. Agora, a partir da Enacin surgiu a proposta do Criar Jogos, que traz para o mundo gamer a questão do letramento informacional e da popularização da ciência. Sem ciência, nenhum país avança, nenhum país se desenvolve”, pondera Braga. 

O Canal Ciência, do Ibict, também entrou na iniciativa e irá apresentar aos alunos inscritos no laboratório, o Jogo de Combate à Desinformação, uma atividade criada em 2024 e que já atingiu mais de 250 pessoas. “O Jogo de Combate à Desinformação é uma proposta lúdica para conversar com jovens sobre o fenômeno da desinformação. Como a gamificação tem se mostrado uma ferramenta muito valiosa para engajar públicos jovens e aproximá-los da ciência, foi uma aposta que deu muito certo. A equipe está bastante empolgada com a perspectiva de participar da aula inaugural do Laboratório Social, que com certeza será mais um projeto de muito sucesso do Ibict”, celebra a coordenadora do Canal Ciência, Leda Cardoso Pinto.

O Criar Jogos é um projeto do Instituto Burburinho Cultural, voltado para crianças a partir dos 12 anos. As aulas no CED 15 contarão com um mediador que auxiliará no processo de aprendizagem. Durante quatro meses, os estudantes terão contato com temas como alfabetização digital, cultura de jogos, roteiro e narrativa, programação, edição de som, arte e interface, criação de protótipos e game design. Além disso, os estudantes inscritos no projeto em Brasília terão o novo módulo sobre Integridade da Informação disponível. Para alunos de outras regiões do país, o curso estará disponível em breve na versão EaD.

Priscila Seixas, Presidente do Instituto Burburinho Cultural, reforça que o projeto vai além da parte prática. “Nosso foco é preparar os jovens para enfrentar desafios como a desinformação e torná-los cidadãos mais críticos e ativos na era digital. O letramento midiático e informacional é essencial nesse processo”, destaca.

Na terça-feira (01), acontece a mesa “Letramento Midiático-Informacional Crítico através da Cultura”, na Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF), para discutir a discutir o lugar da cultura como mediadora de uma educação crítica. O encontro terá a presença de alunos dos cursos oferecidos pelas instituições e é aberto a todos que têm interesse em temas como letramento, pedagogia, alfabetização digital, jogos, informação e integridade da informação. 

Serviço

Aula inaugural do Criar Jogos
Quando: 31/03/2025 das 14h às 17h
Onde: CED 15 de Ceilândia
Mesa de debate Letramento midiático-informacional crítico através da cultura
Quando: 1º de abril de 2025, das 14h às 17h
Onde: Auditório da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF), Campus Norte
Endereço: St. de Habitações Individuais Norte CA 2 – Lago Norte, Brasília – DF, próximo do 24° BMP da Universidade do Distrito Federal, CEP 71503-502
Acompanhe o projeto pelo Instagram: @criar.jogos | @ibict 

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